terça-feira, 1 de março de 2011

O que há por trás das pistas de patinação no gelo?

                                 
As pistas cobertas de gelo são normalmente usadas pra atividades e esportes como hockey e patinação. A qualidade do gelo faz muita diferença em todas essas atividades. E isso não é nada fácil, o processo pra criar uma pista de gelo é bem longo




São usados entre 45 e 57 mil litros de água pra formar só a superfície de pista de hockey. Pra começar o processo de criação de gelo, a equipe tem que colocar a água com muito cuidado, pra chegar à espessura ideal. Uma superfície que tenha o gelo muito grosso vai precisar de mais energia pra se manter congelada e pode ficar mole no topo. Já que os patinadores podem cortar o gelo com os patins, uma superfície que é muito fina pode ser muito perigosa.

A tecnologia das pistas de gelo é parecida com o mecanismo usado nas geladeiras e ar condicionado. Mas a maior diferença entre esses refrigeradores e a pista de gelo, é que o mecanismo das pistas não resfria todo o gelo diretamente. Ele resfria o "brinewater" (água salgada, em inglês), uma solução de cloreto de cálcio que é bombeada por um sistema cheio de canos ali debaixo do gelo. Na maioria das pistas eles são colocados no concreto ou com uma base de areia.

A equipe da manutenção configura todo o sistema de refrigeração manualmente, controlando a temperatura de dentro e de fora. Através dos canos, o sistema bombeia 34 mil litros de brinewater (o que não é pouca coisa) pra congelar a superfície da pista. E como se faz pra descongelar tudo isso?
O brinewater é aquecido e bombeado através da barreira de concreto. Isso esquenta aquela camada debaixo do gelo e deixa muito mais fácil de quebrar e remover com o trator.

E qual é o problema com a temperatura? 
Em uma arena, a umidade alta pode criar uma neblina sobre o gelo. A grande arena Raleigh (na Carolina do Norte, EUA) tem mais de 70 mil metros quadrados e precisa de 12 desumidificadores (um ar condicionado que tira a umidade do ar) pelo prédio pra manter o ar de dentro seco. Mas até a temperatura do lado de fora pode atrapalhar nas condições do gelo. As temperaturas da arena e do gelo tem que estar mudando sempre pra compensar o calor e a umidade que entra na arena quando as pessoas entram e o ar passa pelas portas.

Agora você nunca mais vai olhar pra uma pista de gelo do mesmo jeito. Uma foto pra vocês entenderem melhor:

2 comentários:

  1. Muito legal! São curiosidades que valem a pena saber.

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeei essa postagem, nunca imaginaria que a pista de patinação fosse assim! Muito interessante! =)
    by: Brunna Budoia e Júlia Maria

    ResponderExcluir