terça-feira, 1 de março de 2011

Física dos movimentos


Sabe quando você vê um patinador girando no gelo e movendo os braços junto? Ele não está fazendo apenas uma coreografia, mas está dando precisão ao giro. Para isso patinador encolhe os braços acima da cabeça para  girar mais rápido e os estica para o lado para parar de girar. Isso acontece por causa do raio de rotação. Quando ele estica os braços para o lado a velocidade diminui, fazendo o giro perder velocidade e quando estica a cima da cabeça faz o giro ganhar velocidade.

Os patins também fazem diferença na precisão. Por exemplo, na patinação de velocidade a lâmina precisa estar bem afiada, caso contrário, a velocidade não é garantida. Para a patinação artística, o patins precisa ser do tamanho certo do pé e precisa estar amaciado, é necessário mais ou menos 10 dias para o patins ficar inteiramente confortável para uma competição.

Na patinação artística o corpo também faz a diferença. Se a patinadora, por exemplo, tiver um corpo leve ela conseguirá ter uma precisão melhor nos saltos, nos movimentos aeróbicos e nos giros. Em uma competição de dupla o homem precisa ter força de levantar a parceira, mas leveza para executar alguns saltos. A mulher precisa de força e leveza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário