terça-feira, 1 de março de 2011

Qual é a importância da roupa numa apresentação de patinação?



É importante dizer que a roupa durante uma competição de patinação artística não conta pontos. Mas é sempre bom que os patinadores ousem na hora de se vestir porque é algo que chama muita a atenção das pessoas (incluindo os juízes) mas,não é uma roupa que vai fazer você ganhar uma competição, mas lembre-se que influencia na decisão do júri . O vestuário é importante para mostrar o personagem, a imagem em que o patinador quer passar as pessoas e mostrar a parte artística que deve ser bem feita.

O que foi bastante legal nas olímpiadas de Vancouver (em 2010) foi que um casal da Alemanha se vestiu de palhaço, o que foi bem criativo. Uma mudança bem significativa foi a que aconteceu em 1994 na Noruega durante as olimpíadas de Lillehammer quando uma Ucraniana que venceu a competição usou uma roupa de cisne que era curta, diferentemente das vestimentas das outras meninas que eram saias realmente compridas. 

A roupa sempre tem o papel de ajudar o patinador e destaca cada vez mais o brilho da  patinação artística. Elas nunca podem ser muito pesadas, pois assim como o peso do patinador, a roupa também deve ser leve pra facilitar nos movimentos.
        Isso acontece porque existe um princípio da física chamado inércia que se  trata da massa(que está presente no peso do patinador e na roupa)que resiste a mudança de velocidade.Quanto maior a massa,maior é a inércia e a inércia é o que atrapalha o movimento.Se você for magro e usar roupas leves(não como aquelas roupas que chegam a pesar quilos como aquelas de carnaval,mas um leve collant) isso pode te ajudar a patinar mais rápido.
Como na ginástica artística e no balé, as pessoas usam o collant, que é colado ao corpo e que quase não faz diferença no peso.


Existe uma grande variedade, e como as meninas procuram estar sempre bem vestidas, elas sempre terão muitas opções para brilhar na pista de gelo:

        



4 comentários:

  1. Oi, meninas
    O blog está muito bonito, com indicação de filmes e várias curiosidades. Parabéns.Em relaçãoàs roupas, fiquei pensando que além de bonitas elas devem ter alguma utilidade par ao moviemtno. O que pensam sobre isso? Como ela poder ser útil?
    Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoramos as postagens! Mas concordamos com a 'Eu Sou Ciências', a roupa tem alguma utilidade para o movimento ?
    beijinhos, e parabéns. ta bem organizado o blog de voces!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! A roupa não tem nenhuma utilidade em especial, só precisa ser leve assim como a patinadora pra facilitar os movimentos. Não é nada mais do que um "enfeite" pra patinadora, pois não vale nenhuma nota nas competições. Nos EUA as meninas pagam caro por um belo vestido pra usar apenas em uma competição.. veja aqui (http://www.dressale.com/tags/Amazing-Bright-Long-Sleeve-Ice-Skating-Dress-Uk/) 170 dólares por um vestido! (:

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu sou fabricante de roupa de patinação e forneço aqui em minha cidade.
    Gostaria que você desse uma olhada na nova coleção e me falasse se gostou e se devo mudar alguma coisa.
    http://uniformesantista.blogspot.com.br/2012/10/roupa-para-patinacao-artistica-verao.html

    Muito obrigada

    ResponderExcluir